terça-feira, 20 de março de 2007

Cobertura do 8 de Março

Esse foi o primeiro texto que fizemos para nosso boletim, como parte da nossa cobertura do Dia Internacional da Mulher. Para receber nosso boletim quinzenal é só anotar seu email ou de sua entidade no espaço para "comentários".


O grito de silêncio deve ser ouvido e lido
O dia 8 de março não pode ser considerado como um dia qualquer. É um dia que marca a história das mulheres que lutam há muito tempo pela realização de seus direitos. Que nos faz lembrar as conquistas, derrotas e lutas das mulheres, mas que acima de tudo, aumenta o desejo de uma vida melhor e de oportunidades iguais para todas e todos.


O Dia Internacional da Mulher não é apenas para dar ou receber presentes. Cansadas de serem tratadas com tamanho preconceito, as mulheres do Espírito Santo foram äs ruas no Centro de Vitória para protestar e reivindicar seus direitos. “O 8 de março para nós dos movimentos sociais é um dia para reafirmarmos a importância de estarmos na luta , onde a gente aproveita para vir às ruas. É uma prova de que, cada vez mais, nós mulheres podemos nos organizar para exigir os nossos direitos”, afirma Joselma Pereira da Direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do ES, o MST.


A marcha desse ano teve como tema “O Grito das Mulheres pela Promoção da Vida; Pelo fim da Violência, pelos Territórios Indígenas, Quilombolas, Camponeses e por Justiça Sócio-Ambiental”. Além desses temas, a marcha contou com manifestações contra a vinda de Bush ao Brasil, mostrou um pouco da cultura de todas essas mulheres através da arte e da música, e juntou mulheres, crianças e homens que lutam por um mesmo ideal: Igualdade de Direitos.


Isaias Santana, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e do Fórum Estadual de Entidades Negras, estava lá e mostrou a sua opinião sobre a passeata: “Essa marcha é muito importante porque reúne as mulheres urbanas, mulheres do campo, as quilombolas e as indígenas e tem ainda o apoio do movimento estudantil e sindical, dos partidos e das entidades dos direitos humanos. É um movimento que extrapolou a questão comemorativa. É um ato de reivindicação um ato que se cobra políticas publicas dos governos”.


Isso nos mostra que foi uma passeata linda, pois mostrou a diversidade do nosso país, mas infelizmente mostrou também que temos falhas que precisam ser urgentemente concertadas, como a pouca importância que os nosso Governantes dão a nós mulheres, agindo como se fossemos apenas objetos e não como ser humanos, que tem Deveres mas acima de tudo Direito de exigir maior atenção pela nossas reivindicações e a falta de igualdade entre mulheres e homens.






5 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Gostaríamos de receber o informativo.

comunicacao@sindilimpe-es.org.br

Sindilimpe - ES
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública no ES.

Anônimo disse...

Parabéns mulheres!!!!!
Gostei muito!!!!!
Marilda

Anônimo disse...

Aninha manda bem, minha reporter preferida..rsrs
agora falando serio, parabens muito bom o trabalho que vcs fazem..

Anônimo disse...

ola boa noite gostaria de fase uma denucia contra minha empresa ela e prestadora de servico e o meu contrato e de segunda a sabado mais ela que nois trabalhamos nodomingo de graca de graca asim ajente trabalhar ao domingo e folga na semana ela fala que ta pagando mais nao esta porque ajente so nao folga no domingo mais dia de semana no caso nao ganhamos nada so trocamos de dia gostaria de saber si isso certo ela falou que esta escrito no sindilinpe nois trabalhar de graca o nome da enpresa e capixaba prestadora de service da dadalto e dacas min ajuda ai fas uma visita a capixaba para nois ajuda nao aguento mais isso eles querem que nois trabalahmos ate o feriado de craca isso nao e justo nao posso i ai pessoalmente purisso peso ajuda de voces a enpresa e de cachoero de itapemirim ok envestigue essa enpresa

Anônimo disse...

ola gostaria de fase uma denucia contra a empresa capixaprestadora de service a empresa e de cachoero de itapemirim ela nao que nos obriga a trabalha ao domingo de graca e nao paga a minha chefe falou que esta escrito nas normas da sindilinpe gostaria de sabe si isso e verdadeiro si costa mesmo ai outra ela so paga 57 reais de tique de refeicao gostaria de saber si e esse valor mesmo porque o sindilinpe paga 53 a enpresa nao tem direito de coloca nada nao emcima dessi valor si tive min ajuda respode para min poder corre atras do meu direito xau obrigado por cede esse espaco para nois denucia as fralcatuas da nossa empresa obrigado