Está em andamento o curso de produção de vídeo “Cinema do Real”, parceria entre o grupo “Olho da Rua” e a ex-professora de Comunicação Social da Ufes, Sáskia Sá. O curso, resultado do projeto de mestrado de Sáskia, tem como objetivo capacitar jovens para que eles possam produzir suas próprias narrativas audiovisuais. Isto é, o curso ensina aos participantes todas as técnicas necessárias, teóricas e práticas, para fazer um vídeo; desde ligar e segurar uma câmera até o processo de montagem do roteiro, de como contar uma história através de imagens.
As aulas, que acontecem semanalmente, as terças e quintas, no próprio espaço da Casa da Mulher, têm na realização de um documentário seu produto final. Cada participante fará um vídeo individual com o tema que escolher, uma espécie de mini-documentário do que eles acham importante retratar em suas vidas e em seu cotidiano. No final do curso, todos os vídeos juntos darão origem a um único documentário que tem como proposta ser mais uma ferramenta de comunicação dos jovens da periferia, um meio para que sua realidade seja retratada e divulgada.
Então aguardem, porque daqui a pouco tempo, o grupo Olho da Rua finalizará seu segundo vídeo! Lembrando que já temos o “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho vende” que tem como tema a proliferação das propagandas e o impacto que elas têm em nossas vidas. Para ter acesso às produções do grupo, é só entrar em contato com a gente que nós disponibilizamos gratuitamente por CD.
E já que estamos falando em vídeo e curso de vídeo, Thayane Guedes, integrante do grupo Olho da Rua, foi uma das 15 selecionados para participar da 10ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 9 de julho e 3 de agosto de 2007. Iniciativa do Canal Futura, o curso é voltado para jovens de todo o Brasil e tem como ênfase a experimentação audiovisual, a produção de TV e a formação de redes de articulação e comunicação com outros jovens, projetos sociais, escolas técnicas e etc. Quando Thayane voltar ela se juntará de novo aos participantes do curso de produção de vídeo “ Cinema do Real” e ao grupo Olho da Rua, para dar início a um projeto de Cineclube nos arredores do Bairro 1° de Maio. A idéia é que seja um cineclube semanal, um espaço para os jovens da comunidade se encontrarem e discutirem diversos temas através de filmes e documentários assistidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário