terça-feira, 23 de outubro de 2007

Girias

“Koéh maluco, iaê como cê tá?”
Com certeza você deve ter escutado uma conversa mais ou menos desse jeito quando estava andando pelas ruas do 1° de Maio, Santa Rita, Alecrim, ou por esse Brasil afora. Certamente quem não é acostumado não deve ter entendido nada. A gente pode até não perceber, mas hoje a gíria faz parte do nosso cotidiano; isso quando nos comunicamos, quando escrevemos, pensamos, etc.

Entendo que a gíria é uma forma criativa de se comunicar, uma forma que é inovada a todo instante. Mas a sociedade tem um certo preconceito com a gíria e prefere que todo mundo siga um padrão todo quadrado na hora de se comunicar, escrevendo ou falando “certinho”! Penso que não há nenhum problema em escrever um texto com gírias, ou conversar da forma mais fácil possível. É claro que na escola aprendemos a Língua Portuguesa como matéria didática e coisa e tal e não devemos desprezar o que nos foi ensinado. Afinal, o importante é conseguir se comunicar.

Hoje como o mundo anda globalizado, isto é, com o surgimento e o avanço de várias tecnologias. a gíria deu conta de entrar até nas conversas pela Internet, através das conversas instantâneas conhecidas como “chats”. Na verdade, não são exatamente gírias. O que acontece hoje é que os jovens encurtam as palavras, tornando mais rápida a comunicação e o entendimento entre eles. Geralmente isso influencia no dia-a-dia do jovem, tanto no sentido bom como no sentido ruim.

Mas vale lembrar para a galera que é acostumada a falar gíria que, às vezes a gíria pode ajudar na compreensão de um grupo e atrapalhar em outros. Como é o caso dos idosos. Quem tem mais idade, e deve estar lendo esta pequena matéria, pode estar se perguntando: “Mas pra quê uma matéria sobre gíria?”. Pois é, em sua memória volte um pouco atrás e pense como eram as suas conversas com seus amigos na sua adolescência. É claro que existem várias outras gírias novas também. Talvez você nunca parou pra pensar como isso influenciou na sua vida.

Mas, com o mundo do jeito que anda hoje, uma das coisas que são de total importância é a comunicação e informação, isso, independente de como se comunicar. Tanto faz se é através de gírias, de gestos ou através dos meios de comunicação.

DICIONÁRIO DA GÍRIA PORTUGUESA
Bom, nesse pequeno dicionário que montei, vou colocar algumas gírias e significados, que são muito usadas entre os jovens, principalmente os jovens da periferia.

Mano- É usado muito entre os jovens como forma de fraternidade entre os amigos.
Mina- Garota, Mulher.
Na moral- Na boa. Pode ser usado como forma de elogio, como forma de pergunta (na moral?), e pode ser usado em saídas estratégicas.
Qualé- significa, “O que você está querendo?”, o mesmo de “Qual é?”.
Saco?- Entendeu?.
Sinistro- Essa gíria significa uma coisa sem explicação, ou, uma pessoa obscura, mal, ruim, etc.
Ta ligado?- Sabe, está sabendo, está entendendo?
Ficar frio- Relaxar, ficar calmo, não se preocupar.
Patty- O mesmo que “patricinha”, ou seja, garota que tem muito dinheiro.
Play Boy- Rapaz que usa roupas mais caras.


E por aí vai... Na verdade existem muitas gírias por ai. Claro que não daria pra citar todas aqui nesse pequeno espaço. A gíria é uma coisa que se cria a todo instante, e que tal você tentar criar uma!? Tente!

Um comentário:

Anônimo disse...

bota mais algumas,estou fazendo um trabalho sobre isso