segunda-feira, 1 de setembro de 2008

E o barco levou


O Porto de um lado, o Centro de Vitória de outro, e uma leve brisa passando no ar. Esse é o visual e o clima vivenciado pelas pessoas que cortam a bacia de vitória cotidianamente utilizando os botes de catraia.

Há muitos anos os barcos de catraia funcionam como importante meio de transporte alternativo para quem mora na cidade e quer fugir do trânsito e dos engarrafamentos. O percurso de Paul ao Centro, feito em uma média de 35 minutos de ônibus, pode ser feito em apenas 10, utilizando os famosos “barquinhos”. Vitor Brandão de Queiroz é um dos moradores de Paul que utilizam freqüentemente os barcos de catraia e, para ele, o principal motivo pela opção é a comodidade. “A facilidade é maior e você consegue evitar o trânsito. Quando vou para Vitória de carro fico mais tempo dentro do carro do que fora dele” diz Queriroz.


Além de mais rápido e cômodo, o transporte é também uma opção mais barata que as tradicionais. A passagem custa R$ 1,25 por pessoa, uma economia de R$ 0,65 centavos em relação ao transporte coletivo. Não podemos esquecer que é também um meio de locomoção sustentável, pois os barcos são movidos a remo e, portanto, não poluem o ar, nem a água.

No porto, trabalham 17 catraieros que atuam de forma cooperativa, compartilhando o uso de 14 embarcações. Luciano Golçalves Mendes, 36, é um deles, e há 17 trabalha como catraieiro, garantindo assim o sustento pessoal e da família. “Às vezes trabalho no porto, mas quando não tenho serviço lá, é aqui que tenho uma opção de sustento” diz Luciano. Para Luciano, a profissão é ainda uma forma de conhecer pessoas e fortalecer amizades, segundo ele “catraieiro é mais conhecido do que moeda de 10 centavos”.

Para quem ainda não experimentou essa modalidade de transporte, vale a pena tentar! É uma opção rápida, segura e ecológica. Os botes de catraia ficam disponíveis para transporte de passageiros de segunda à sexta, das sete às dezenove horas, e no sábado das sete às quatorze horas.

Nenhum comentário: