terça-feira, 23 de outubro de 2007

Periferia

Falar de periferia é algo que choca as pessoas. Pois quando falamos em periferia, vem às mentes das pessoas: miséria, violência, drogas, tráfico e etc.
Mas será que é só isso que acontece dentro da periferia? O que é periferia? Por que ela é mostrada de uma forma horrível pela mídia atual?
São tantas perguntas não é verdade? Então vamos começar a responder, com a visão das próprias pessoas que moram aqui.
Periferia é nada mais do que um lugar desestruturado e longe da região considerado central da cidade e que possui vários recursos, como escola, posto de saúde com bom atendimento... As pessoas que moram na periferia são pessoas de baixa renda. Não é “engraçado” como as pessoas são vistas pela quantidade de dinheiro que possuem e não pelo seu caráter?
A mídia só expõe o que ela vê na periferia, não colocando a opinião de outras pessoas e nem mesmo das pessoas que vivem dentro da periferia. E por morar fora de uma periferia e querer atrair o público através do sensaciolanismo visando o lucro, ela acaba fazendo com que a periferia seja mal vista pela sociedade.
Você concordaria se eu te falasse que todo o Brasil é violento e que todos são drogados? Acho que não. É a mesma coisa dentro de uma periferia, pois nem todos que estão lá são marginais, drogados.
Se você teve o mesmo pensamento, acho que estamos entrando no clima dessa conversa.
Com essa visão a população é separada em dois mundos. Um desses mundos é dos ricos, eles moram em lugares estruturados. O segundo é o mundo onde não existe uma boa infra-estrutura, ou seja, não existe rede de esgoto, água encanada, ruas asfaltadas, periodicidade no recolhimento do lixo, saneamento básico, escolas bem construídas...
O jovem quando sai de seu “MUNDO” para sair, se divertir, fazer compras ele se vê perdido em um mundo onde ele já deveria estar acostumado. E devido ele possuir uma cultura diferente como o seu modo de se portar e de se vestir e por morar na periferia, ele é mal visto pela sociedade. Sendo visto como um marginal e vândalo que a maioria das pessoas tem medo e querem se afastar, não se importando em conhecer e ver o seu caráter que é o que realmente tem importância.
Mas temos que mudar essa situação. Conversando a respeito desse assunto com o jovem Leonardo que é morador do bairro 1º de Maio, ele disse que a situação poderia ser mudada se os líderes de bairro e o governo cumprissem o que tanto prometem. Outras pessoas moradoras do bairro disseram que, devemos mudar isso com o nosso voto, nos juntando e fazendo a nossa parte.
A periferia não possui só coisa ruim. Os jovens da periferia possuem uma cultura diferente, como por exemplo: o seu jeito de se vestir, sua música é o hip hop e o funck. Possuem pessoas de garra, que querem uma vida a qual elas deveriam ter desde quando nasceram, por isso lutam por seus direitos. Embora a periferia tenha o mesmo direito que todos que moram fora dela, na prática esses direitos não são garantidos.

“Fronteiras existem, mas a nossa vida quem estipula limites somos nós”.



Nenhum comentário: